Público na Sapucaí vai ganhar cartilha que ajuda a entender os desfiles

Pelo segundo ano seguido, o público que vai acompanhar os desfiles das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, vai ganhar um roteiro com detalhes e curiosidades de cada agremiação. Como um verdadeiro jurado, o folião poderá entender e até avaliar melhor a apresentação das escolas.

Idealizado pelo historiador e pesquisador de enredos Marcos Roza, o Roteiro dos Desfiles, um guia bilíngue – português e inglês -, traz um resumo das informações que os julgadores oficiais recebem, permitindo que o público acompanhe os desfiles por dentro de todos os detalhes, como o significado de cada segmento, ala, fantasia e alegoria.

“Era comum que os amigos e conhecidos me perguntassem o que representava essa ou aquela alegoria ou fantasia das escolas em que tinha desenvolvido a pesquisa para elaboração do enredo. Agora, com os roteiros, as informações estão disponíveis para todos”, afirma o autor do projeto, Marcos Roza.



A ideia agradou o público que acompanhou os ensaios técnicos das escolas de samba no último fim de semana, no Sambódromo. Para Jandira Silva do Sacramento, baiana da Imperatriz Leopoldinense, o roteiro vai ajudar a compreender as notas dos jurados: “A gente gosta de ver os desfiles. Eu me sinto como uma julgadores. Eu já calculo e avalio como está a minha escola e esse guia vai ajudar a fazer uma avaliação melhor, saber se ela foi bem nos 80 minutos”, disse.

O livreto, em formato de bolso, é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio da Globo Rio. De acordo com a Riotur, o roteiro terá quatro exemplares diferentes - um para o desfile do Grupo de Acesso, dois para o Grupo Especial e um para o desfile das campeãs. Ao todo serão 200 mil exemplares.

Os roteiros serão distribuídos gratuitamente nos camarotes, arquibancadas, frisas, áreas de atendimento aos turistas, sala de imprensa da Sapucaí e nos postos de informações turísticas da Riotur. Segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o guia vai aproximar o público das escolas.

“O Roteiro dos Desfiles se revelou uma publicação importante para aproximar o público dos desfiles das escolas de samba. É um companheiro imprescindível para os foliões que quiserem curtir e entender totalmente esse grande espetáculo”, disse o secretário.

Roteiro também na versão virtual
Além da versão impressa, o guia poderá ser consultado via telefone celular, com sinal bluetooth e rede wi-fi dentro do Sambódromo e no entorno. Segundo a Riotur, antenas serão espalhadas pela Sapucaí para garantir a conexão. Ao acessar a rede pelo seu aparelho, o folião vai encontrar o link “Roteiro dos Desfiles” e vai poder baixar o aplicativo que dará acesso ao conteúdo de cada escola.

O roteiro também estará no site oficial do projeto, que conta ainda com o apoio da Liesa e da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A novidade deste ano fica por conta de um concurso cultural, que vai selecionar as quatro melhores histórias carnavalescas contadas pelo público e premiar os ganhadores com duas fantasias, além de publicar as histórias campeãs nos roteiros.

Comentários