Os encantos de Trindade

Com praias magníficas e temperatura da água sempre quente, a antiga vila hippie de Paraty é um paraíso entre São Paulo e Rio de Janeiro

Trindade sempre foi vista como um destinos especial para os amantes da cultura hippie. De certa maneira a impressão passada ao entrar pelas estradas de terra de acesso a este vilarejo de Paraty não poderia ser outra, com casas simples e coloridas, pessoas que sorriem para todos e um clima de desapego ao tempo.

Sim, desapego ao tempo é o que o visitante deve fazer ao chegar na cidade, sem o menor sinal de pressa e de contemplação à natureza. Ela última bem preservada, oferecendo inúmeros aminhos em trilhas para cachoeiras e pequenas praias pouco conhecidas e frequentadas.

Enfim, Trindade é um pequeno paraíso escondido entre as maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, que resiste ao passar dos anos de maneira sutil, elevando o astral de todo aquele que desembarca por aqui.



As ruas de paralelepípedo continuam as mesmas, porém há mais opções em hospedagens, diga-se de passagem, cada vez mais charmosas. Como o clima é agradável durante quase o ano inteiro, a temporada de Trindade é prolongada, sendo possível pegar sol na maioria dos dias

O comércio local também evoluiu bastante nos útlimos dez anos últimos dez anos. O que antes era terreno vazio, agora abriga lojas de artesanato e restaurantes de frutos do mar. O artesanato é a forma que muitas pessoas encontram para sobreviver na vila.

Leia também: Carnaval em Paraty, blocos e bandas na rua

Muitos vêm de fora para passar férias e alguns resolvem permanecer, atraídos pela aura do lugar. O alto astral de Trindade é realmente contagiante. Com praias magníficas e temperatura da água sempre quente, os dias passam rápido, caminhando, conhecendo, conversando, entre um mergulho e outro no mar cristalino.

As trilhas são de chão batido e proporcionam vistas incríveis quando se está no alto, rodeado por mata atlântica. A região é muito rica em vegetação e possui incontáveis cachoeiras e quedas d'água para amenizar o calor úmido, sentido na pele ao atravessar o percurso entre uma ponta e outra de trilha.

Para quem imagina que as noites são desanimadas, vale um aviso: está enganado. Com bares e luaus à beira mar, a boemia se estende, agitada e divertida, muitas vezes até o sol nascer novamente e dar as boas-vindas aos visitantes mais apaixonados por este lugar de paz.


Principais Praias

Praia de Cumuruxatiba
É a praia central, que possui infra-estrutura para alimentação e hospedagens. Apesar de ser a mais populosa, é a mais bela, principalmente pela manhã, quando a maré baixa deixa à vista a enorme bancada de corais.

Praia Dois Irmãos
As falésias chamam a atenção de longe. A praia é quase deserta durante o ano inteiro e o acesso é feito através de uma pequena estrada de terra. Quando se chega ao local é possível apreciar a beleza natural em sua plenitude. É um cartão postal magnífico.

Praia de Rio do Peixe
Ela se divide em duas pequenas praias, a de Rio do Peixe e a de Rio do Peixe Pequeno. Ambas são praticamente desabitadas. Pessoas são avistadas apenas durante as temporadas. Algumas casas se escondem em meio às arvores, que garantem as sombras na faixa de areia. Bem sossegada.

Praia do Moreira
A praia ganhou o nome pelo único morador que tinha, o Moreira, que hoje não se vê por lá. A praia é procurada por naturistas e por quem quer tranquilidade absoluta.


Onde Hospedar e Comer

As pousadas seguem a linha do lugar: rústicas e extremamente confortáveis. Para comer, peixes e frutos do mar são as estrelas do cardápio

Pousada Margarida
A pousada da Margot tem uma das melhores localizações da vila, com apartamentos de frente para o mar, bem arejados, estacionamento e piscina. É o destaque entre as hospedagens de Cumuruxatiba.

Pousada Aleksandro
Os apartamentos são arejados e possuem frigobar. Está a 50 metros da praia central e é perfeita para quem gosta de economizar.

Pousada Clara
É bem arrumada, com piscinas e quartos modernos. Sua localização também é muito boa, a cerca de 50 metros da praia.

Pousada Axé
A pousada é muito bem localizada, em frente ao mar e aos principais restaurantes de Cumuruxatiba, possui piscina, estacionamento e quartos dispostos em chalés, o que dá maior privacidade aos hóspedes.


Gastronomia
Restaurante do Hermes
Av. Beira Mar, s/n - Tel: (73) 3573-1155

Excelente qualidade em peixes e frutos do mar. Uma vez aqui, não deixe de experimentar o Camarão Maluco, frito no azeite, com boa pitada de alho, um petisco delicioso.

Restaurante da Vila
Av. Beira Mar, s/n - Tel: (73) 3573-1155

É o restaurante irmão do Hermes. A mesma qualidade em frutos do mar também é encontrada por aqui.

Restaurante Ema
Rua 13 de Maio, s/n - Tel: (73) 3573-1115

Localizado na avenida de acesso à praia, o restaurante traz a típica comida caseira, claro, acompanhada de peixes e frutos do mar. Como são pescados todos os dias, estão sempre frescos e com um sabor excepcional.

Para reservar uma pousada em Trindade ou Paraty, acesse: www.reservarpousada.com.br

Comentários

  1. Paolla Guimarães21/02/2011 22:00

    Vou passar o meu carnaval em Parati e quero muito dar uma esticadinha até Trindade. Já me disseram que o lugar é lindo, além de ter as melhores praias da região.

    Alguém poderia me dar outras dicas além das descritas aqui?

    Obrigada;
    Paolla (Goiânia)

    ResponderExcluir

Postar um comentário