Aprenda a fazer o orçamento para a viagem de férias

O primeiro passo para tal planejamento é determinar o objetivo da viagem: descanso, diversão ou compras. “Se a principal intenção for relaxar, pode-se investir em um hotel que ofereça piscina e spa, por exemplo. Porém, quando a ideia é desbravar novos lugares, o nível de conforto da hospedagem fica em segundo plano. Aí, fica mais interessante escolher restaurantes e passeios de qualidade”, ensina André Massaro, especialista em finanças pessoais e autor do livro “MoneyFit” (editora Matrix).
Tendo esse aspecto como base, deve-se dividir as despesas em três grandes grupos:

1 – TRANSPORTE E HOSPEDAGEM
É importante levantar várias opções de hotéis e passagens aéreas –a diferença de preço pode ser bem grande, dependendo da agência de turismo ou do site consultado. Quando a viagem é feita de carro, acrescenta-se à lista o combustível e os pedágios.



2 – ALIMENTAÇÃO E PASSEIOS
Colocar no papel um esquema diário da viagem, com previsões de como e onde serão feitas as três principais refeições e as atrações a conhecer, ajuda bastante a enxergar melhor esse tipo de gasto.
Perguntando para quem já conhece o local visitado ou pesquisando na internet e em publicações especializadas, consegue-se fazer uma estimativa dos gastos médios para multiplicar pelo número de pessoas do grupo. Caso não se saiba exatamente a programação, o melhor é colocar um teto para tais itens, com uma margem de segurança para os extras e imprevistos.

3 – COMPRAS E PRESENTES
Nesse campo, também é recomendado traçar limites –e fazer um acordo com a família a respeito. Durante a fase de preparação, descobrir as mercadorias típicas da região que se vai conhecer ajuda a organizar as lembrancinhas. “No momento da compra, é necessário sempre se perguntar a utilidade do produto. Não é inteligente trazer na mala uma peça linda de decoração que não cabe em casa nem combina com o resto dos móveis ou o décimo par de tênis só porque estava barato”, lembra Silvio Paixão, professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

Comentários