Bahia vai “Espichar o Verão 2011″

O projeto Espicha Verão chega a sua 4ª edição no próximo dia 26 de março, sábado. Este ano, o Espicha será na Praia do Bogary, na Ribeira, a partir das 15h e pretende valorizar a Penísula Itapagipana, reduto de muitos atrativos turísticos como a Igreja do Bonfim, a Ponta de Humaitá, a Sorveteria da Ribeira, o Memorial Irmã Dulce e a Baía de Todos os Santos.

Diversos artistas plásticos de Itapagipe, além das atrações musicais e a tradicional culinária típica que vai dos Frutos do Mar ao Cozido, da Avenida Beira Mar, estarão nesta edição. Os shows serão realizados num palco flutuante no mar. Já estão confirmadas até o momento, as apresentações da Banda Mametto, Carlinhos Cor das Águas, Patrícia Costa e o Grupo de Chorinho da Visgueira do Bira. Outros nomes serão divulgados no início da próxima semana.

Além do palco, haverá ainda a Praça das Artes com artistas locais, o grupo itinerante de teatro Filó, a Praça de Artesanato, o concurso de Caldos e Pratos Praia 24 Horas, o cinema, as aulas de educação ambiental e as competições esportivas, com o remo.

Para que o serviço e o atendimento aos moradores e turistas seja perfeito, o SEBRAE, a ABRASEL e o SENAC farão um curso de capacitação profissional com ambulantes e comerciantes itapagipanos, no próximo dia 23 de março, no colégio Costa e Silva, Ribeira.  As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3266 3357.



Sobre o Espicha Verão
O projeto foi criado em 2008 com a finalidade de prolongar a permanência do turista após o carnaval, que naquele ano começava em janeiro. “Espichar o verão” representava diminuir os prejuízos da baixa estação, seguida com o fim da folia de momo.

Com a realização de pesquisas, a Setur e a Bahiatursa verificaram a aprovação do projeto pelos moradores, turistas e imprensa. A proposta de esticar e atrair visitantes no período se confirmou. O projeto foi ganhando repercussão nacional e se consolidando a cada ano. Foi premiado como Top de Turismo ADVB/2008 e obteve em mídia espontânea R$ 1.102.000,00, em 140 reportagens realizadas por jornais impressos, sites e revistas de todo o país.

O evento gratuito é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual do Turismo e da Bahiatursa.
Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Instituto Mauá, Polícia Militar, IMA e trade turístico da Bahia (SEBRAE, ABRASEL, SENAC ABRE, SHRBS, ABIH, ABAV).

Site do Espicha Verão 2011 já está no ar
O site oficial do Espicha Verão já está no ar. No endereço http://espichaverao.bahia.com.br os internautas podem encontrar todas as informações, novidades e a cobertura em tempo real do evento, que será realizado nos dias 26/03 e 27/03, na Ribeira.

Para quem não conhece o projeto, a página traz notícias da edição 2010, realizada na Barra, com matérias e fotos sobre todas as atrações que se apresentaram no Praia 24h, além das exposições na Praças das Artes e o concurso de caldos.

No site Youtube também estão disponíveis vários vídeos das edições anteriores, como a apresentação do músico Barbarito Torres da banda cubana Buena Vista Social Club. Para acessar os vídeos basta acessar o endereço www.youtube.com e no espaço para pesquisa digitar Espicha Verão.

Penísula de Itapagipe
Em 1938 a península era glamurosa, onde existia um hidroporto, clubes e nobres palacetes. O local compreende os bairros do Uruguai, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Ponta do Humaitá, Belvedere, Bonfim, Ribeira e Alagados. Possui muitos atrativos turísticos como o a Igreja do Bonfim, Sorveteria da Ribeira e o mais bonito pôr do sol de Salvador, na Ponta do Humaitá.

Segunda feira é dia do tradicional cozido nas barracas da praia do Bogary. A Avenida Beira Mar é muito apreciada pelos boêmios, com muitos bares, onde o cardápio varia do churrasco aos frutos do mar.

Programação
 
Praia do Bogary – Ribeira

23/03/2011 – Quarta-Feira
• Palestra/Oficina para capacitação dos empresários e ambulantes com o SEBRAE, ABRASEL e SETUR/Bahiatursa, das 08h às 12h, no Colégio Costa e Silva – Ribeira

26/03/2011- SÁBADO
Shows no Palco Flutuante
Horário Atrações
14h às 15h- Chorinho da Visgueira do Bira
15h10 às 5h40 – Lázaro Gomes- Show de Coração- MPB
15h50 às16h20 – Grupo Lavai Borracha
16h30 às 16h50 – GRUPO CULTURAL ITAPAGYPE CANTA – PAULO FARIA E BEGO
17h às17h30 – Vitrola 71- Hip Hop
17h20 às17h50 – Grupo Partidão
18h às18h50 – CARLINHOS COR DAS ÁGUAS
19h10 às 20h10 – Patrícia Costa
20h30 às 21h – CARLOS PITA- participação
21h20 às 22h30 -MAMETTO
22h50 às 00h20 – A COR DO SOM

Apresentações na rua
17h– Mostra Cultural, Artesanato, Mostra de Capoeira
18h – Abertura da Praça das Artes e Praça Gastronômica
20h- Cinema na Praça – Filmes: Cidade Baixa e Quincas Berro D´Água do cineasta baiano Sérgio Machado
Teatro Itinerante – Grupo Filó

27/03/2011 – DOMINGO
8h30 – Atividade Recreativa (Infantil)
9h – Regata Espicha Verão de Remo- Praia da Beira Mar
17h – Música Instrumental – Ponta do Humaitá (Fred Menendez)

Fonte | Espicha Verão Bahia

Comentários