Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes



O tema central do festival que acontece esse ano na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é a nova geração de chefs que só agora estão ganhando seu espaço na culinária nacional. O evento acontece entre os dias 19 e 28 de agosto, unindo gastronomia e cultura através de atividades gratuitas como workshops, degustações, exposições, teatro e shows. 


O FESTIVAL


O evento une cantores e artistas que remetem ao cenário da MPB e da música brasileira, envolvendo-os na proposta gastronômica e movimentando o turismo e a economia da cidade. O festival rola desde 1998, e desde a primeira edição já teve convidados de peso no mundo da gastronomia nacional e internacional, como mestres cuca da Espanha, Itália, China e Japão. 
 
Esse ano a organização do evento construiu os espaços que serão utilizados com material reciclado e todos os banheiros químicos serão substituídos por contêineres ligados diretamente a rede de esgoto. Além daspreocupações ambientais, a organização do festival doará todo o dinheiro arrecadado nos jantares, para a contratação do Plano Viário da cidade de Tiradentes, que tem o intuito de traçar um planejamento nas vias públicas da cidade, ordenando o transito e o fluxo de veículos leves e pesados. O Governo Estadual de Minas Gerais também vai investir R$10 milhões na cidade para aprimorar e concluir o sistema de saneamento básico. 
 
Como o tema da 14ª edição é Nova Geração, foi elaborado um concurso para eleger entre 10 chefs de vários cantos do Brasil, três representantes nacionais para cozinhar nos festins do evento. Os três chefs ainda não foram escolhidos e a final do concurso está marcada para o dia 27 de agosto, por decisão popular através de votos no site da Globo.
 
Tiradentes sempre foi um dos destinos mais procurados em Minas Gerais, sua herança histórica e cultural é muito grande  e cada rua carrega um detalhe do povo brasileiro. Para conhecer mais sobre essa e outras cidades históricas de Minas Gerais. Lá você encontra dicas turísticas, gastronômicas e opções de hospedagem em Tiradentes.
 
OS CHEFS

A presença de nomes internacionais já está garantida. Os chefs italianos Enrico e Roberto Cerea são irmãos e comandam a cozinha do restaurante Da Vittorio, na cidade de Brusaporto, a 60 quilômetros de Milão. O chef espanhol Paco Roncero também garantiu a presença nos festins, ele é chef representante da cozinha de vanguarda madrilena, e diretor do restaurante Terraza Del Casino e do gastrobar Estado Puro, ambos em Madrid.
 
Entre os grandes nomes brasileiros está o proprietário do restaurante D.O.M e escritor de três livros sobre culinária brasileira, Alex Alata. Seu restaurante foi eleito como o 7º melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant, e o melhor da América do Sul segundo a lista San Pellegrino World’s 50 best Restaurants de 2011. 
 
O igualmente reconhecido Rodrigo Oliveira também garantiu o dom de suas mãos no festival. Eleito chef-revelação em 2008 pela revista Prazeres da Mesa, ele é chef do restaurante Mocotó em São Paulo, considerado uma das melhores cozinhas nordestinas na capital, e ja eleito duas vezes com o prêmio de melhor restaurante Bom & Barato pela revista Veja São Paulo. 
 
Por último, mas não menos importante, o chef José Barattino comanda o restaurante do Hotel Emiliano, em São Paulo. Ele foi eleito como chef-revelação pelo Guia Quatro Rodas 2008. Seu restaurante também ganhou estrelas e reconhecimento pela revista Gula e eleito por dois anos consecutivos como o melhor restaurante em um hotel do Brasil. 
 
ATRAÇÕES GASTRONÔMICAS 

Antes de detalhar a programação cultural, há uma generosa lista de atividades gastronômicas para o público que cozinha e para aqueles que não lidam muito bem com facas e formas.
 
Cozinha do Futuro é constituída de workshops especialmente para crianças e adolescentes, com o objetivo de aguçar a curiosidade dos pequenos cozinheiros e, quem sabe, gerar novos talentos culinários, no futuro. Já aCozinha Social é uma iniciativa muito bacana da OSCIP DOM, instituição responsável pela profissionalização de mais de 800 pessoas como garçons e cozinheiros. A ONG realiza cursos de culinária para alunos da rede pública na faixa dos 15 anos, e os dois melhores estudantes irão ter a chance de participar de uma aula especial com algum dos chefs convidados. 
 
O Fórum Gastronômico consiste em formar um debate entre críticos e especialistas da área da culinária. A atividade funcionará como uma mesa redonda, abordando temas ligados a situação gastronômica do Brasil. Um dos convidados é o jornalista e crítico italiano Paolo Marchi, do jornal II Giornale. 
 
Por último, o Tour Gastronômico envolve os restaurantes da cidade. Cerca de 25 dos restaurantes de Tiradentes preparam pratos especiais que serão servidos somente enquanto o festival estiver rolando. Entre os restaurantes da cidade, o Tragaluz e o Theatro da Villa se destacam, o atendimento é exclusivo e o ambiente de ambos é tipicamente mineiro e aconchegante, os dois foram construídos em casarões antigos e herdaram as características clássicas dessas casas coloniais.
 
ATRAÇÕES CULTURAIS

E na agitação cultural que vai rolar por lá durante os 10 dias de evento, cantores reconhecidos pelo Brasil inteiro vão dar uma palinha na cidade. O sobrinho do cantor Tim Maia, Ed Motta e a paulista Céu, conhecida pela trilha sonora da novela Beleza Pura, já confirmaram presença. 
 
As apresentações musicais vão acontecer no complexo chamado Largo do Chef, sediado entre o bar Botequim e os espaços Feira de Lua, Loja do Chef, Escola e Arte na Ruas. A sexta instrumental vai rolar nas duas sextas-feiras do festival, e contará com a presença de músicos conceituados, principalmente no cenário do Jazz, comoMárcio Bahia, que já tocou nos maiores festivais de Jazz da Europa, Eua, Japão e América do sul. O Botequim vai ser ponto de encontro oficial do festival, com degustação de aperitivos premiados, cervejas de renome e destilados especiais. A Feira da Rua também vai oferecer degustações, a Loja do Chef vai ser um espaço para compra de livros e artigos da cidade. A Escola de Arte nas Ruas vai ser a peça chave da parte cultural do festival, seus espetáculos poderão acontecer em qualquer canto da cidade, em uma esquina, praça, e até mesmo no meio da rua.
 
As atrações principais serão peças de teatro, shows de cantores nacionais, artes plásticas e as mais variadas performances culturais. As apresentações de teatro vão rolar todos os dias em vários lugares da cidade. O Grupo Manicômicos de São João del Rei vai interpretar suas peças cômicas e outros números durante todos os dias do festival, a primeira apresentação acontece na sexta feira, dia 19 de agosto às 18h no Largo das Forras. O grupo oficina de teatro Entre & Vista também vai se apresentar todos os dias, os atores tem uma proposta bem legal e diferente e incluem o público em suas apresentações. O primeiro show deles também vai ser no dia 19 de agosto, logo depois da apresentação do Manicômios de São João Del Rei, às 20h no Largo das Forras.
 
Confira vídeos, fotos, artigos sobre as edições passadas e mais detalhes sobre o festival como os horários das apresentações e dos shows, o endereço dos restaurantes e dos bares, o cardápio dos chefs e as informações gerais sobre o evento através do site do festival, clicando aqui.

Comentários

  1. Parabéns pelo post.
    Ótimas informações.
    E não deixem de acompanhar as atualizações do festival pela página do evento no Facebook.
    www.facebook.com/culturaegastronomia e pelo site do festival www.culturaegastronomia.com.br.
    Até lá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário