Férias com as crianças

1. A cada duas ou três horas na estrada, é hora de dar uma paradinha para um lanche, ir ao banheiro e esticar as pernas. Insista com as crianças para que elas façam xixi, mesmo que não tenham vontade. Se for o caso, é só abrir a torneira que o barulhinho da água faz qualquer um ficar com vontade. Cerca de 20 minutos são suficientes para restaurar o ânimo de toda a família e, então, retomar a viagem.

2. No verão, viajar logo cedo é a melhor opção para as crianças. A temperatura ainda não está muito alta e, além disso, se for bem cedinho, elas podem continuar dormindo uma boa parte do trajeto e acordar mais perto do destino. Mesmo que o carro tenha ar-condicionado, uma boa dica é evitar o sol do meio-dia. Tentem sincronizar as paradas com as horas mais quentes. Se vocês não tiverem tela de proteção solar nas janelas laterais do carro, dá para improvisar uma com uma toalha ou fralda.

3. Vistam as crianças com roupas confortáveis. No verão, optem pelas peças de algodão e, no inverno, agasalhos de moleton. Digam a elas para tirar os calçados assim que entrarem no carro para que ficar mais à vontade.

Banner Minha Reserva
4. Os especialistas recomendam não viajar mais de 500 quilômetros por dia. Se for o caso, fracione o percurso e programem dormir em hotéis ou pousadas no caminho. As crianças descansam da estrada e acordam mais dispostas para seguir viagem!

5. Se as crianças têm tendência a enjoar, o melhor é viajar à noite.O balanço do carro é ótimo para embalar o sono e, assim, o tempo que os pequenos passarão acordados durante o percurso vai se bem menor. Levem travesseiros, almofadas e cobertores para dar conforto e aconchego.

6. Outra dica para amenizar os desconfortos do enjoo: o motorista deve manter uma velocidade constante e evitar acelerar e frear bruscamente. Antes de partirem e também nas paradas, ofereçam apenas alimentos leves, como frutas, biscoitos e barras de cereais. No carro, não é recomendável oferecer alimentos para as crianças que costumam enjoar.

7. Antes de sair de casa, preparem um saquinho de presentes para as crianças. Juntem balas, gibis, livros, palavras-cruzadas, brinquedinhos simples, papéis de desenho etc. Elas vão adorar a surpresa!

8. CDs de histórias infantis também são um ótimo entretenimento. Lembrem-se de que as crianças são capazes de se divertir ouvindo as mesmas histórias centenas de vezes, portanto, se isso acontecer, tenham paciência e pensem que, pelo menos, os pequenos não estão entediados. CDs de músicas de que elas gostam também são uma ótima pedida.

9. Lanches, frutas, bolachas, sucos e água também não podem faltar. Uma faquinha ou canivete também ajuda no caso de ter que cortar ou descascar uma fruta.

10. Por último, providencie bandejinhas de plástico para que as crianças possam apoiar os livros, gibis e brinquedos nos joelhos. Assim fica mais fácil desenhar, ler ou até mesmo brincar.

Fonte: Revista Crescer
publicidade


publicidade

Comentários