Conheça Belo Horizonte pelos olhos de Niemeyer

O Roteiro Niemeyer é um passeio turístico ao conjunto das obras do mestre da arquitetura moderna brasileira. É a oportunidade de conhecer de perto uma das últimas e uma das primeiras construções modernistas desse grande arquiteto, Oscar Niemeyer.

O passeio por Belo Horizonte começa pela mais recente obra de Niemeyer, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Criada para se tornar a nova sede administrativa do governo de Minas Gerais, foi construída em 2010 e abriga um dos maiores prédios de concreto suspenso do mundo.

Depois os visitantes podem seguir para a Pampulha e conhecer um de seus primeiros projetos, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Ainda na região está o prédio da Sede Administrativa da Fundação Zoo-Botânica. Sem sair da Pampulha, os visitantes têm a chance de conhecer por fora, a casa onde morou o ex-presidente Juscelino Kubitschek. No momento, ela está em reforma para se tornar um museu.

Seguindo para a região centro-sul, chegando à Praça Raul Soares está o Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek. Já na Praça da Liberdade, o visitante observa o a Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa e o Edifício Niemeyer, uma das obras mais famosas do arquiteto, e que por sua arquitetura moderna, causa um efeito visual que dá a sensação do prédio ser bem mais alto.

O roteiro termina com as visitas à antiga Sede do Banco Mineiro de Produção, na Praça Sete e à Escola Estadual Milton Campos, mais conhecida como Colégio Estadual Central, no bairro de Lourdes, que tem alguns de seus prédios em forma de materiais escolares.

Fonte: Uol

Comentários