Aproveitar a temporada de neve em Bariloche sempre vale a pena

POR QUE IR?

Na temporada de inverno, Bariloche vira sinônimo de festa brasileira. Todos rumam para a região argentina na Cordilheira dos Andes para aproveitar seus muitos atrativos naturais, que incluem o lindo Lago Nahuel Huapi, e os cerros, que, no inverno, viram point de esquiadores e dos amantes da neve.

QUANDO IR?

Bariloche é atraente o ano inteiro, mas a região ferve mesmo durante a temporada de inverno, entre meados de maio e agosto, quando a neve torna os cerros ideais para esquiar. Se a proposta for curtir a natureza, seus lagos e montanhas, fazer trekking e montanhismo, a primavera é a estação mais indicada.

COMO IR?

A 1.608 km de Buenos Aires, San Carlos de Bariloche mantém um aeroporto que recebe voos da capital portenha e também fretados, que partem diretamente do Brasil, a maioria de operadoras de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O trajeto entre São Paulo e Bariloche, sem escalas, dura 3 horas.


PARA VER

O melhor do esqui

Sinônimo de estação de esqui durante o inverno, é no Cerro Catedral que está o principal complexo de esqui da Argentina. A montanha fica a apenas 20 minutos do centro e tem pistas tanto para pessoas iniciantes quanto para experientes, além de uma completa estrutura com restaurantes e bares.

O melhor para ver

As Cavernas del Viejo Volcán (Villegas, 246; tours 11h30, 13h30 e 15h) são um complexo de cavernas a 15 km de Bariloche, antigamente habitadas pelos índios mapuche, além de outras tribos da região. Algumas partes das cavernas ainda são bem preservadas, com inscrições rupestres e formações rochosas. O tour ainda oferece vistas incríveis da região marcada pelo Lago Nahuel Huapi.

O melhor da aventura

Bariloche e o Nahuel Huapi proporcionam muitas atividades ao ar livre, como montanhismo e trekking no parque nacional, e mountain bike no Circuito Chico (com 60 km de extensão). Confira os serviços da Overland Patagônia (Morales, 555). Fazer rafting nos rios Limay e Manso é outra possibilidade nas estações mais quentes. A Extremo Sur (Morales, 765) oferece diferentes roteiros. Já quem gosta de altura, poderá curtir o paragliding. Experimente a Parapente Bariloche; bem conceituada entre os turistas.

Para comer e beber

• O clima alpino contagia os visitantes que costumam brindar suas férias na montanha, em lugares como a Casita Suiza (Quaglia 342, San Carlos de Bariloche) que serve uma afamada fondue de queijos e carne grelhada na pedra.

• Com 108 sabores de pizzas, além de pasteis de calzones, o restaurante Vogue (Rua Palácios, 156, Centro) também serve massas caseiras.

• Popular entre os turistas, o El Boliche de Alberto Pastas (Rua Elflein, 163, Centro) tem lasanhas, ravioles e molhos memoráveis num ambiente agradável.

• Considerado um dos melhores de Bariloche, o restaurante Aura (Rua San Martin, 441, Centro – dentro do hotel Dazzler) serve pratos refinados da culinária internacional.

• No Frases (Rua Bartolomeu Mitre, 211, Centro), refeições para todos os gostos, do almoço ao jantar, passando pelo chá da tarde, em estilo europeu.

• Uma variedade de cervejas atrai público animado e interessante ao Berlina (Av. Bustillo, 11.750, entre o Km 10 e km 15), sempre durantes as temporadas.

• O Chez Phillipe (Rua Primeira Junta, 1.080, Centro; somente para jantar) é conhecido tanto pela fondue, quanto pela culinária regional, cujo destaque é o cordeiro patagônico.

ESSENCIAIS

Para chegar lá

O avião é o meio mais rápido de chegar em Bariloche. Isso porque a viagem entre Buenos Aires e Bariloche, de ônibus, demora cerca de 23 horas. Lan Chile, Aerolíneas Argentinas e TAM têm voos entre US$ 460 e US$ 600, partindo de São Paulo. Um táxi leva 30 minutos do aeroporto ao centro.

O Custo

Fondue de queijo em restaurante turístico: média de 35 pesos para duas pessoas
Cordeiro Patagônico em restaurante superior: 40 pesos por pessoa
Refeições em restaurante superior a la carte: média de 50 pesos a refeição com vinho

PARA DORMIR

• Localizado a 3 km do centro da cidade, o La Selva Negra (diárias a partir de 25 pesos; Av. Bustillo, Km 2,9) é a área de camping mais organizada da região.

• Um albergue festivo e confortável, o Periko’s (diárias a partir de 26 pesos; Morales, 555) tem dormitórios espaçosos com, no máximo, seis camas, alguns com banheiro privativo.

• O Hotel 1004 (diárias a partir de 30 pesos; San Martín, 127, 10º andar, Centro) tem as melhores vistas da cidade, dormitórios amplos e uma sala de estar comunitária simpática.

• Familiar, a Hospedaje Wikter (diárias a partir de 40 pesos; Güemes, 566) fica no alto da montanha, oferece quartos charmosos e aconchegantes em um prédio moderno.

• Também sobre a montanha e com vista para a cidade, a Hostería Ivalu (diárias a partir de 60 pesos; Emilio Frey, 535) tem atmosfera amigável mantida pelo dono, que cuida do conforto dos hóspedes pessoalmente.

• A dica é fazer reserva se você quiser se hospedar na linda Hostería El Ciervo Rojo (diárias a partir de 130 pesos; Elflein, 115) que remonta a um ambiente caseiro com banheiros espaçosos, um lobby excelente e os melhores quartos no andar superior.

• A primeira vista um hotel executivo, o Hotel Carlos V (diárias a partir de 180; Morales, 420) esconde muito charme e classe por trás de sua fachada.

DICAS DE OUTROS VIAJANTES

Festivais

Quem curte festa vai gostar de passar dez dias do mês de agosto na Fiesta Nacional de la Nieve, um dos eventos mais animados de Bariloche e que movimenta ainda mais o inverno na estação. Quem visitar a cidade no verão vai poder curtir o Festival de Música de Verano, com atrações de diferentes estilos.
Wanda Merlino

O mais belo hotel

Luxuoso e ideal para qualquer época do ano, o Llao Llao Golf & Resort é o melhor hotel da região. Às margens do Nahuel Huapi, proporciona uma lista infindável de atividades na propriedade, já que está instalado em um terreno imenso. Embora afastado, oferece transfer e apoio para quem quiser esquiar no Cerro Catedral. É puro romance.
Marisa Lopes Meira

La Puerta

Para saber tudo o que está rolando e o melhor da programação noturna que agita Bariloche, tenha sempre ao alcance a edição atualizada do jornal La Puerta, que é distribuído gratuitamente nos cafés e bares da cidade. Também há dicas de onde encontrar os melhores chocolates da cidade, outra deliciosa tradição local.
José Cunha

Fonte: Uol

Conheça Bariloche com a Zeos Travelling


Comentários