Turistas poderão visitar centro de lançamentos de foguetes da NASA

A NASA anunciou que, a partir do dia  (15), turistas poderão visitar o Centro de Controle de Lançamentos do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. A área, que abriga as salas de ignição de foguetes da agência norte-americana, esteve fechada para visitantes nas últimas três décadas. Sua abertura, agora, se dá por conta das comemorações dos 50 anos do Centro Espacial Kennedy, celebrados em 2012.
No passeio, guiados por um especialista em assuntos espaciais, os
visitantes poderão conhecer o interior do “Firing Room  4”, de onde foram controlados todos os 21 lançamentos de ônibus espaciais ocorridos desde 2006. No local, é possível ver os computadores nos quais os engenheiros monitoram os lançamentos e o famoso relógio de contagem regressiva, sempre onipresente em filmes de Hollywood que envolvem a NASA.
O tour também apresentará o lobby do centro de lançamentos, que exibe 152 placas de parede – uma para cada missão guiada no local desde 1967, quando foi lançada a nave não tripulada Apollo 4. Estão incluídas as missões tripuladas Apollo à Lua, o Projeto de Teste Apollo-Soyuz em 1975, os lançamentos Saturn V para o Skylab em meados dos anos 70 e os lançamentos do Programa de 30 anos do Ônibus Espacial. 
Os turistas não tinham acesso ao centro de lançamentos desde os anos 70, período que marcou o encerramento dos programas Apollo e Skylab e precedeu o lançamento do ônibus espacial em 1981. "Esta é uma oportunidade muito rara para os visitantes", diz Bill Moore, Executivo-Chefe de Operações do Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy. "Poderão se passar mais 30 anos antes que as pessoas tenham novamente uma oportunidade como esta de visitar os bastidores da NASA".
O programa de visitas, que começa hoje, se estenderá até o final de 2012, com um número limitado de ingressos por dia. 

Fonte: Uol

Comentários