Blogs ajudam turistas na hora de organizar suas viagens

Um fenômeno está crescendo na web. São os blogs de turismo que ficam cada veis mais especializados e passam a servir de ferramenta de pesquisa para turistas e curiosos.

Afinal, quem não gostaria de receber dicas de um determinado destino diretamente das pessoas que lá estiveram?

Esse é o intuito de grande parte dos blogs de viagens. Experimentar, testar e compartilhar com quem busca dicas precisas e isentas de interesses comerciais. Mas cuidado, nem todos são bem assim.

Para ganhar força e credibilidade, algumas blogueiras se organizaram e criaram uma rede onde divulgam seus sites. Trata-se do Mix Blog Club -http://www.mixtravelclub.com/- a primeira rede de blogueiras de viagem do Brasil.

A ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem - é uma outra organização que visa listar os blogs escritos por viajantes com isenção em suas opiniões (postagens), tanto que a entidade possui um código de ética para seus escritores.

Tentando navegar nas mesmas águas, agências de viagens e operadoras de turismo lançam seus blogs para tentar atrair mais clientes em busca de informações e assim oferecer seus pacotes. Esse é o caso da GapNet que possui o blog Midia MMTGapNet.


publicidade
Seguro Viagem 300x250
Jornais e revistas também aderiram ao formato dos blogs de viagem. Com um modelo diferenciado de editorial, tentam atrair mais os passageiros de primeira viagem. O Estadão mantém o blog Blog do Estadão Viagem e a revista Viagem da editora Abril mantém vários blogs e blogueiros em sua página: Blogs Viaje Aqui e também o blog da própria revista.

Para quem escreve os blogs (chamados blogueiros e blogueiras) o mercado turístico começa a sinalizar positivamente. Além do crescente números de leitores, as empresas ligadas ao setor estão cada vez mais atentas a essa ferramenta e buscam manter uma relação mais próxima com os 'escritores', além de tê-los como 'clientes ocultos' em seus hotéis, aeronaves, navios, passeios e até mesmo cartões de crédito e seguro viagem, testando e avaliando detalhadamente todos os serviços.

De olho nessa linha o blog Sempre Viajar, escrito pelo casal e agentes de viagem Fred Oliveira e Denia Guimarães, busca apoio em empresas que comercializam os destinos que serão visitados por eles e em troca se dispõem a testar os serviços e relatar aos leitores (e as empresas) tudo o que experimentaram, sem a menor intervenção das apoiadoras. Para os escritores a isenção é fundamental para manter a credibilidade do blog e para as empresas, ter seus produtos testados por quem entende do assunto é uma grande oportunidade para corrigir erros em sua operação e nos novos produtos que ainda serão colocados no mercado. Além disso o casal é frequentemente convidado para testar novos roteiros, usar serviços incomuns como deixar o check-in de um vôo para os últimos cinco minutos ou devolver um carro ás 03h00 da manhã no aeroporto só para ver como os atendentes se sairiam e experimentar serviços que ainda não estão disponíveis nas 'prateleiras' das agências de viagens.
O Sempre Viajar ( +Sempre Viajar ) conta com o apoio da rede Accor Hotels, Hertz do Brasil, Tam Airlines e da operadora de celular Claro que é utilizada para compartilhar tudo nas redes sociais.
Em uma de suas viagens a São Paulo, eles avaliaram positivamente um hotel da rede Accor e ao mesmo tempo chamaram a atenção da gerência para pequenas falhas que devem ser corrigidas.

Outros blogs que fazem sucesso na internet são:


A maioria dos blogueiros sobrevive com a venda de links patrocinados ou oferece serviços como a reserva de hotéis diretamente em seus sites, portanto se você gostou de um determinado blog clique nos links para reservar seu hotel, assim você estará contribuindo com seus escritores.

Comentários

Postar um comentário