Tire todas as suas dúvidas sobre vistos e passaportes

Os brasileiros estão entre os turistas que mais gastam nos Estados Unidos. Os 2,1 milhões de visitantes que estiveram no país em 2013 deixaram US$ 12,4 bilhões por lá. A diferença é que quem é do Canadá, do Reino Unido ou do Japão –maiores visitantes– não precisa de visto para visitar o território americano.

Por aqui, há uma discussão sobre a exigência do documento para brasileiros visitarem os Estados Unidos –e vice-versa– há anos. Para Constantino Karacostas, presidente da ABAV-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens), o Brasil coloca dificuldades para que os americanos venham ao país. "Eles acabam indo à Argentina, onde não há exigência de visto", afirma ele. O governo brasileiro trabalha com a política de reciprocidade –só derruba a exigência se os Estados Unidos fizerem o mesmo.


Como o visto é exigido pelo país mais visitado pelo brasileiro –além de outros, como Arábia Saudita e Índia– e o passaporte só é dispensado em países do Mercosul, o "Turismo" preparou uma espécie de almanaque dos dois documentos. O "guia" a seguir traz um passo a passo de como tirar os registros e esclarece dúvidas, como o que fazer se esses documentos forem perdidos durante uma viagem.

PASSAPORTE

Em dezembro, a Polícia Federal anunciou a ampliação do prazo de validade do passaporte para adultos, de cinco para dez anos. Para menores de 18, a novidade é que a caderneta passou a trazer permissão para viajar com um dos pais ou desacompanhado.

Comentários