Como ser um agente de viagens de sucesso e aumentar suas vendas

O bom atendimento ao cliente é essencial para efetivar vendas e fidelizar consumidores. Uma agência de viagens que não conta com um time preparado, tem poucas chances de sobreviver no mercado competitivo. Esta é a opinião de Wilson Franco, analista de produtos da Amadeus Brasil.

“Um consumidor satisfeito certamente vai se lembrar da agência quando for pensar na próxima viagem. Ele também vai indicar os serviços aos amigos. Serviços excelentes resultam em fidelização e aumentam as vendas”, explica Franco.

Confira a seguir mais dicas para os agentes de viagens, que farão a diferença na hora de fechar o negócio.

7 dicas para se tornar um agente de viagens de sucesso


1. Conheça o cliente

Entender as necessidades dos clientes é essencial para saber o que oferecer. O agente de viagens deve conhecer o nicho de mercado e adequar sua linguagem ao público-alvo. “Quem quer vender pacotes ligados ao enoturismo tem que entender de vinho. Caso contrário, vai ser difícil vender um produto que não conhece”, ressalta Mario Ponticelli, country manager da Amadeus Brasil. “O entusiasmo de quando você fala algo que gosta é diferente de ser frio e vender qualquer coisa”, completa.

2. Evite muita intimidade

Criar intimidade no primeiro contato é um erro comum. O agente de viagens deve analisar a postura do cliente, que mostrará se deseja um atendimento formal ou informal. É dever do profissional respeitar este limite para conquistá-lo. Evite, por exemplo, chamar o consumidor pelo diminutivo do nome ou com apelidos carinhosos. Também vale lembrar que ser atencioso com o cliente não é sufocá-lo. Esteja sempre à disposição do consumidor, mas não exagere a ponto de incomodá-lo.

3. Trate seu cliente de forma especial


publicidade
Demonstre que não se interessa somente pelo dinheiro do cliente. O objetivo do profissional de turismo é ajudar o consumidor a ter a melhor experiência de viagem. A maneira que o agente se apresenta em relação ao atendimento e conhecimentos sobre o produto é o que faz o cliente decidir comprar ou não o produto. Fique atento ao que foi acordado e cumpra o que foi estabelecido. Além disso, boa vontade é indispensável. Se não tiver o produto que o seu cliente deseja, verifique em outras lojas e mostre que quer ajudá-lo.

4. Mantenha a postura

Evite encostar nas paredes ou no balcão da loja, isso demonstra falta de vontade de trabalhar. A postura física é muito importante e mostra o profissionalismo do vendedor. Lembre-se: respeito e confiança são tão importantes quanto preço e qualidade.

5. Aprenda com os colegas

Em vez de criar concorrência com outros vendedores, observe as atitudes dos profissionais que mais se destacam. Avalie a maneira como eles trabalham e comece a adotar seus hábitos para aumentar sua produtividade e se destacar na empresa.

publicidade
6. Busque informações

Um bom agente de viagens deve manter-se sempre informado sobre o mercado. A força de vontade do profissional em buscar conhecimentos e trazer novidades para a agência de viagem é um grande diferencial.

7. Faça uma autoavaliação

Independente de fechar a venda, analise sua experiência com o cliente. Veja o que deu certo ou errado e em quais aspectos você poderia ter prestado mais atenção. Desta forma, você se prepara melhor para as próximas vendas e evita erros contínuos.

Comentários