O que fazíamos – ou não – em nossas viagens quando não existia Internet

Quando não tínhamos Internet (parece que falamos de séculos atrás, mas se pensarmos bem veremos que isso foi há pouco tempo) nossa forma de viajar, desde sua organização prévia à sua execução, era muito diferente de como é agora. Eis aqui alguns exemplos:

· Íamos necessariamente a uma agência de viagens. Agora muitos de nós organizamos as viagens por nossa própria conta, desde a compra da passagem até a reserva do hotel, e inclusive reservamos passeios, restaurantes ou spas antes de viajar.

· As passagens de avião eram frágeis, pareciam folhas de papel de fumar. Tinham uma terrível tendência a perder-se e/ou rasgar-se, costumávamos guardá-las sob sete chaves e com muito cuidado para não as perder, pois era uma verdadeira odisseia emitir uma nova passagem! Agora levamos o bilhete de avião no celular em forma de código QR.

· Enviávamos cartões-postais. Muitas vezes a gente chegava antes do cartão-postal! ;-)

publicidade
· Tirávamos um número limitado de fotos, só as necessárias! Considerando o que custava o filme e a revelação, não passava pela cabeça de ninguém tirar fotos a torto e a direito. Por outro lado, existia uma vantagem: não fotografávamos tantas bobagens como fazemos agora! ;-)

· Tínhamos mapas das estradas. Não havia um carro de viajante que se prezasse que não tivesse o mapa das estradas para não se perder. Agora temos um navegador em nosso carro que nos indica o caminho a seguir para chegar ao nosso destino… mas mesmo assim acredito que continuamos nos perdendo do mesmo jeito.

· Perguntávamos aos moradores locais, de cada esquina, onde podíamos encontrar um bom restaurante. Agora consultamos o TripAdvisor ou algo similar antes de viajar ou inclusive na hora. Sabemos perfeitamente quais são os melhores bares, restaurantes e hotéis e inclusive o preço!

Por isso podemos dizer sem medo de errar que a Internet significou um grande avanço no que se refere às viagens… só tenho um, “porém”: antes se desfrutava com tranquilidade e sem estresse de uma paisagem, do pôr do sol ou de um entardecer romântico… agora temos que twittar, postar no facebookar e comentar no whatsapp tudo e, evidentemente, responder a todos os comentários na hora! Uf! Aí saímos perdendo, com certeza!

Fonte: Blog Iberostar | http://passaportea.iberostar.com/2015/11/o-que-faziamos-ou-nao-em-nossas-viagens-quando-nao-existia-internet/

Comentários