Por quê os Agentes de Viagens são Importantes?


Amigos, colegas e parentes sempre me perguntam onde eles devem pesquisar e reservar voo, hospedagem e outros serviços turísticos, já que trabalho no turismo há tanto tempo. Normalmente eles se referem aos sites das empresas, mas quando recomendo que busquem um bom agente de viagens, eles se surpreendem, porque têm no imaginário que a viagem será mais cara e me perguntam: Por quê agentes de viagens são importantes?

Sim, sabemos que muita gente compra direto nos sites. Sim, sabemos que os viajantes PRECISAM entender melhor porquê o trabalho do agente de viagens é importante e como esse profissional pode agregar valor à sua viagem.

Sei que não é fácil explicar ao seu cliente que a expertise do agente de viagens pode fazer a diferença, então esse post é para te ajudar a argumentar com o viajante que ainda pensa que sai ganhando se comprar direto no site de uma OTA. Vamos aos argumentos:

1) Tempo é dinheiro

Pesquisa do Google mostrou que um viajante médio navega durante dois meses na web para planejar e comprar sua viagem. Ele assisti a 5 vídeos, faz cerca de 34 pesquisas e visita 380 sites. Normalmente usa os seus “momentos digitais” para navegar na internet, sendo que 87% das vezes o faz a partir do celular. Seu cliente tem esse tempo? Ele sabe quais são os sites confiáveis? Esses já seriam um bons argumentos para mostrar porquê os agentes de viagens são importantes!

Leia também: Decolar.com é condenada a pagar R$ 43 mil a aposentados por hotel fechado

2) A Expertise faz A diferença

Quando as OTAs surgiram, todo mundo se apavorou e achou que era o fim das agências de viagens tradicionais. De fato, só nos Estados Unidos no período de 1996 a 2006 50% das agências de turismo fecharam, em geral aquelas que oferecem os produtos semelhantes, ou seja, que não têm diferencial mercadológico nenhum.

Sabemos que o viajante pode reservar hotel ou voo num clique, mas viagens mais complexas, para destinos menos convencionais, é fundamental ter bom planejamento e conhecer todas as exigências em relação a vacinas, vistos, documentos, etc. O bom agente de viagens tem todas informações!
Nos Estados Unidos (e outros países também) os agentes de viagens têm buscado a certificação, o que lhe confere o título de especialista em determinado segmento turístico (como viagens de luxo, no programa Virtuoso) ou destino turístico, neste caso o agente participa da capacitação e se estiver apto recebe o certificado. É uma forma que eles encontraram para comprovar a sua expertise, ou seja, de mostrar aos consumidores porquê os agentes de viagens são importantes. Você tem participado dos cursos, certificações, treinamentos, etc? Tente se manter atualizado. Tem muita coisa bacana na internet.

3) Segurança e paz de espírito




Publicidade
DiviShopping 01
Todos nós sabemos como é gostoso viajar quando alguém já cuidou de todos os detalhes. É um conforto enorme e isso gera uma sensação de paz e liberdade, que te permite aproveitar o tempo só para curtir a viagem e não ter que tomar providências ou resolver problemas, nem mesmo pesquisar qual o melhor tour ou a melhor forma de chegar ao atrativo “x”.
Ainda, se ocorrer algum problema durante a viagem, o agente de viagens vai poder resolver ou minimamente orientar o passageiro.

Seu cliente sabe que essa tranquilidade não tem preço???

4) Contato humano

No fim das contas, vender viagens é entender as pessoas (quem disse isso foi o Patriani, e ele entende bem desse assunto…). Nós vendemos sonhos, inspirações, experiências…. Essas emoções não estão nos sites, blogs, nos motores de busca das OTAs! Elas são proporcionadas pela empatia entre vendedor e viajante. Isso explica porquê os agentes de viagens são importantes. Eles têm a oportunidade de captar a vontade, o desejo, a necessidade de cada cliente. Seja pessoalmente ou por telefone, email ou chat. O grande lance aqui é captar o desejo de cada cliente e oferecer o melhor produto que cabe no bolso dele. Não é fácil, mas sempre digo que vale a pena gastar mais tempo conversando com o cliente para identificar o que ele realmente deseja e menos tempo para fazer diversos orçamentos.

Fonte: Agente no Turismo

Comentários