Mitos e verdades sobre como conseguir passagens aéreas baratas


Além da antecipação com que o voo é comprado, há uma série de dicas para obter as melhores tarifas das companhias aéreas e agências de viagens.

É mais barato deixar para comprar no último minuto: FALSO

“Talvez o mito de que comprar no último minuto é mais barato tenha tido alguma veracidade no passado, mas hoje, ao contrário disso, quanto mais próximo da data de partida do voo, mais caro será o bilhete. Isso ocorre pela simples associação com os motivos de urgência, nos quais as pessoas se encontram mais dispostas a pagar um valor mais alto. Vários estudos indicam que, para encontrar bons preços para voos internacionais, a antecedência ideal é de aproximadamente 60 dias. Por outro lado, o custo tende a subir nas duas semanas anteriores ao voo, e comprar com 1 dia de antecedência é a opção mais cara”.

Pesquisar passagens mais baratas durante a madrugada dá melhores resultados: VERDADEIRO.

“Muitas companhias aéreas atualizam os dados de inventário (oferta de assentos) nos horários de menor movimento comercial, que demandam menos processamento nos seus sistemas informatizados. Isso é válido para o lançamento de promoções, para a liberação de cotas de reservas que não foram pagas dentro do prazo definido, mudanças de tarifas etc. Portanto, sim, essa pode ser una forma de conseguir preços mais acessíveis, embora não seja uma regra e ainda dependa de outros fatores, como a diferença de fuso entre o mercado base da companhia aérea e o país no qual o viajante está buscando o bilhete”.

Voar durante o fim de semana é sempre mais caro: DEPENDE.


“Isso varia em função do destino e, novamente, sofre influência da demanda e da oferta de voos. Imagine um destino para o qual as pessoas viajam mais a negócios, como São Paulo ou Córdoba. Os preços das viagens para São Paulo com saída na segunda-feira e retorno na sexta-feira certamente serão mais caros que para os fins de semana. O cenário oposto poderá ocorrer com destinos mais turísticos como Cartagena, por exemplo”.

Buscar passagens em uma janela anônima do navegador proporciona preços melhores, já que não haveria registro das buscas realizadas previamente por um usuário sobre determinado destino: FALSO.

“As agências de viagens e as companhias aéreas buscam conhecer seus clientes cada vez melhor e oferecer soluções mais convenientes e sob medida. O objetivo é oferecer o melhor voo. Por exemplo, se um casal vai viajar com seus filhos pequenos e a agência e companhia aérea têm conhecimento disso, elas não vão oferecer um voo com uma escala de 6 horas ou com mudança de aeroporto. No caso de um jovem “mochileiro” que prioriza preço, tais opções lhe serão ofertadas. Poderão ser oferecidos também serviços adicionais ou até mesmo promoções, no caso de clientes fidelizados. Não conheço nenhuma agência ou companhia aérea que utilize esse conhecimento para cobrar mais caro sobre o preço de um voo. Não faz sentido, porque os provedores de serviço desejam conhecer seus clientes e construir uma relação de longo prazo”.

Há alguns dias específicos da semana em que comprar uma passagem aérea é mais barato: VERDADEIRO.

“Segundo vários blogueiros e comentários em fóruns, as terças-feiras são os melhores dias para comprar, uma vez que as companhias aéreas lançam suas promoções às segundas-feiras e, se não venderem muito, baixam os preços às terças, teoria confirmada também em um relatório da Airlines Reporting Corporation publicado em novembro de 2014, com diversas explanações que, em geral, dizem respeito ao momento aproximado em que as companhias aéreas lançam suas ofertas para melhorar a ocupação dos voos”.

Quando encontrar uma passagem a um bom preço, melhor comprá-la logo, porque seu preço pode mudar de uma hora para outra: VERDADEIRO.

“Sim, é verdade. As companhias aéreas têm o objetivo de combinar a maior ocupação possível com os ganhos mais altos, em termos de preços. Para isso, monitoramentos são realizados em espaços de tempo cada vez mais curtos para responder rapidamente a situações de mercado. Isso pode significar o surgimento tanto de preços mais baixos, em promoções, quanto de preços mais altos.

O que é preciso levar em consideração na hora de comprar passagens?

Primeiramente é necessário definir o momento em que a viagem será realizada, levando em consideração que na baixa temporada as tarifas podem ser bem mais baixas, e evitando feriados e o Natal, por exemplo. Por outro lado, é preciso comprar pelo menos dois meses antes do voo, para obter as melhores tarifas.

Sempre é bom ficar atento às promoções como as de “Black Friday” ou a outros descontos oferecidos pelas companhias aéreas ou agências de viagens. Hoje em dia os bancos são mais uma alternativa, com parcerias com companhias aéreas e outros provedores de viagens para oferecer benefícios aos seus clientes por meio de descontos diretos ou de pontos ou milhas, o que também poderia ajudar a minimizar o custo de uma viagem.

Fonte: Agentes de Viagem

Comentários