O mercado do turismo e a CVC



Pronto, agora é oficial, a CVC acaba de adquirir a Visual Turismo por R$ 67,9 milhões.

Esta é a segunda grande aquisição da CVC nesse ano, em maio ela adquiriu a Trend Operadora, e o que isso representa para o mercado do turismo?

Para o turista muda muito pouco, mas para quem trabalha com o turismo as negociações da maior operadora do Brasil são importantes e devem mexer bastante com o mercado.

Primeiro veio a compra da Trend Operadora, uma das maiores do Brasil e uma das poucas no mercado que só atendia ás agências de viagem, não oferecendo seus produtos para o consumidor final. Após a compra a Trend deixou de ser uma operadora aguerrida, com preços muito competitivos e passou a ser uma coadjuvante para o mercado.

Agora veio a compra da Visual Turismo, outra operadora que não negocia seus pacotes em lojas próprias, oferecendo seus produtos e serviços apenas através das agências cadastradas.

O que pretende a CVC? 

É sabido por todos do trend que a CVC Operadora não faz a menor questão de ter uma boa relação com os agentes de viagem, muito pelo contrário, ela fortalece o quanto pode a sua rede de franqueados em detrimento as agências multi marcas.

Talvez seja apenas uma coincidência, mas as duas investidas da CVC em operadoras que atendem apenas as agências multi marcas pode sinalizar uma mudança estratégica da operadora no sentido de disponibilizar os seus produtos apenas em canais de venda próprios como as lojas franqueadas e a internet.

Com a derrocada da Visual Turismo perdem os profissionais do setor, mas perde principalmente o consumidor final que deixou de ter um player importante para competir em preços e qualidade nos produtos com as demais operadoras.

Ainda bem que Flytour e Azul Viagens resistem as investidas da grande CVC e é bem possível que essas duas também partam para a aquisição de pequenas operadoras para competir em igual força com a CVC. Só assim teremos um mercado saudável e livre.

É esperar para ver.

Comentários