
Para Samuel Lloyd, gerente de marketing da STB, os meses de fevereiro e março são os mais aquecidos no início do ano. Por isso, ele indica que a viagem seja pensada com, pelo menos, seis meses de antecedência. “Recomendamos esse prazo, principalmente, por questões financeiras. Assim, o interessado consegue pagar menos em passagens aéreas e hospedagens, até porque estamos falando em alta temporada de férias”, ressalta.
Esse tempo de antecedência ainda permite tirar toda a documentação necessária para viagem, como passaporte, vistos e vacinas, quando necessário, além de ser bom para comprar a moeda estrangeira. “A questão cambial é sempre um risco, porque nunca se sabe como a moeda do outro país vai estar daqui um tempo. Comprando com antecedência, o viajante paga melhores taxas e pode comprar um pouco de dinheiro todos os meses”, explica.
Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produto e operações da agência de turismo Experimento, explica ainda que a melhor maneira de levar dinheiro é através do cartão pré-pago Visa Travel Money, que funciona com a função de débito no exterior. “O turista pode colocar dinheiro no cartão todos os meses, aproveitando as melhores taxas. Além disso, ele é seguro e aceito em todos os lugares que trabalham com cartão dessa bandeira”, recomenda.
publicidade |
Os procedimentos de antes do embarque são muito importantes. Como cada país possui legislação própria, os meses que antecedem a viagem são fundamentais para organizar todos os documentos necessários. “Além de passaporte e visto, também é preciso ficar atento ao seguro saúde, exigido dependendo do destino. O planejamento deve contemplar essas e outras questões, como a disponibilidade de tempo para viajar, do orçamento e preferências de clima”, explica Lloyd.
Para quem quer fazer intercâmbio, Fernanda explica que a antecipação ajuda a garantir uma vaga no curso escolhido. “As vagas para os programas mais populares acabam rápido. Muitas escolas têm número máximo de estudantes estrangeiros, então, é bom adiantar o processo para não se preocupar com disponibilidade de turmas”, alerta.
Na Experimento, por exemplo, um dos programas mais populares é o de estudos em Oxford, na Inglaterra, e de lazer em Paris, na França, e já está esgotado. “Mesmo vendendo passagens com até 40 dias de antecedência da viagem, quanto mais próximo da data do embarque, maior será o valor da passagem. Antecipar a decisão significa pagar menos”, destaca a diretora.
Lloyd lembra ainda que, se o destino escolhido for Londres, na Inglaterra, o melhor é procurar uma agência o quanto antes. “Esse ano, acontecerão as Olimpíadas em Londres. Isso muda um pouco o comportamento do mercado de turismo e afeta diretamente o bolso do consumidor. Já está mais caro para ir para a Inglaterra e nos próximos meses deve ter ainda mais aumento das tarifas”, adverte.
publicidade |
Comentários
Postar um comentário